O voto nulo é um direito, que não se deve usar - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 06/10/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O voto nulo é um direito do cidadão, muitas vezes é difícil escolher um candidato em que se pode votar, um candidato tem projetos que não são importantes, o outro candidato, todos sabem que não presta e não fará nada [,] e pior um candidato não tem projetos.

Porém [,] se deve [deve-se] votar em um candidato, se não [senão] o cidadão não estará exercendo outro direito dele, que é o poder de escolher os representantes dele no governo. Pois todos sabem como foi difícil para o Brasil sair da ditadura militar.

  Se o povo votar nulo, para o que servirá as eleições, ninguém será eleito e teremos que voltar para a ditadura militar onde quem escolhe os representantes do governo não é a população.
  Por conta desses fatos é que em vês ao [ao invés] de votar nulo, o povo precisa escolher um candidato que melhor o agrada, principalmente pelo fato que [de que] se o representante do povo no governo não cumprir com as exigências, ele poderá ser deposto, o que é outro direito do cidadão.
Mas pior que votar nulo é votar em branco, pois para quem não sabe o voto em branco é contado junto com o [ao] voto de quem está vencendo. Depois a população fica reclamando que nada é feito, o dinheiro recebido dos impostos é mal empregado e por ai vai.
O que mais se vê hoje em dia são hospitais super lotados [superlotados], falta de creches e escolas, educação péssima, engarrafamentos, transportes públicos todos lotados, etc. A causa de tudo isso é da própria população que não soube votar, pois muitos votam em branco, nulo e até mesmo em candidatos que são engraçados, bonitos. E depois ainda quer cobrar.
Realmente o melhor a se fazer, é [fazer é] escolher um candidato votar nele e esperar, se ele não cumprir com obrigação dele, o povo poderá tirar ele do poder.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o senso comum e fez uma análise genérica da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para comprovar sua tese.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente