O voto nulo é um direito do cidadão, muitas vezes é difícil escolher um candidato em que se pode votar, um candidato tem projetos que não são importantes, o outro candidato, todos sabem que não presta e não fará nada [,] e pior um candidato não tem projetos.
Porém [,] se deve [deve-se] votar em um candidato, se não [senão] o cidadão não estará exercendo outro direito dele, que é o poder de escolher os representantes dele no governo. Pois todos sabem como foi difícil para o Brasil sair da ditadura militar.
Se o povo votar nulo, para o que servirá as eleições, ninguém será eleito e teremos que voltar para a ditadura militar onde quem escolhe os representantes do governo não é a população.
Por conta desses fatos é que em vês ao [ao invés] de votar nulo, o povo precisa escolher um candidato que melhor o agrada, principalmente pelo fato que [de que] se o representante do povo no governo não cumprir com as exigências, ele poderá ser deposto, o que é outro direito do cidadão.
Mas pior que votar nulo é votar em branco, pois para quem não sabe o voto em branco é contado junto com o [ao] voto de quem está vencendo. Depois a população fica reclamando que nada é feito, o dinheiro recebido dos impostos é mal empregado e por ai vai.
O que mais se vê hoje em dia são hospitais super lotados [superlotados], falta de creches e escolas, educação péssima, engarrafamentos, transportes públicos todos lotados, etc. A causa de tudo isso é da própria população que não soube votar, pois muitos votam em branco, nulo e até mesmo em candidatos que são engraçados, bonitos. E depois ainda quer cobrar.
Realmente o melhor a se fazer, é [fazer é] escolher um candidato votar nele e esperar, se ele não cumprir com obrigação dele, o povo poderá tirar ele do poder.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o senso comum e fez uma análise genérica da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para comprovar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |