É fato que o sistema político brasileiro está amplamente infectado pela corrupção. Na verdade [,] reclama-se em como mudar essa situação e se isso é realmento possível. Em um país supostamente democrático, no qual o voto é obrigatorio a parti [partir] dos 18 anos, pessoas, principalmente jovens, que não estão associadas a [à] lama constituida no poder procuram meios de validar sua cidadania através de uma forma de constestar já antiga, anulação de seus votos nas eleições.
Antes do pleito ser realizado por urnas eletronicas [eletrônicas], era comum protestar realizando a votação em personangens como [,] por exemplo, um rinoceronte, campeão de votos a vereador em São Paulo. Entretanto, atualmente [,] debate-se o [a] nulidade como uma forma de passividade diante do caos da politicagem que penetrou na sociedade e atinge todas as camadas e as bases dos setores socias, até a religiosa, como foi o caso do pastor que desviava dinheiro de igreja para enriquecimento próprio.
A grande parte dos cidadãos não votam [vota] com noção, isto é, não indagam [indaga] dos seus candidatos suas propostas para o povo, seu passado político... E o pior, é que vendem seus votos, trocam por favores, contribuindo assim para a manutenção do que já se tornou um hábito nacional. Assim, não é corretos [correto] apenas por a culpa total aos [nos] corruptos, pois a população os apoia, cientes ou não dos seus atos. Só se darão conta dos seus feitos, e apenas alguns, quando em um ou dois anos depois de ter eleito o candidato, procurarem o que lhe é justo e não encontrarem.
Votar nulo é um direito do cidadão e pode fazer se assim quiser, caso ache que essa seja a melhor forma de transformar a vigência do espaço em que estamos inseridos, ou simplesmente se neutralizar já desesperançoso da mudança; contudo, nada substituirá o estado, e outra pessoa entrará dando continuidade a esse ciclo vicioso. Portanto, cabe ao eleitor se conscientizar que o futuro esta [está] em suas mãos, e buscar investigar o curriculo do ser humano que está depositando sua confiança antes que seja uma causa perdida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor e mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |