Muitos eleitores enganam-se ao pensar que os votos nulos são vistos como protesto. Na verdade [,] eles abdicaram de um direito e deixaram as decisões nas mãos de outras pessoas, talvez mais ou talvez menos capazes de decidir entre um candidato corrupto e um honesto.
É de conhecimento geral os altos níveis de corrupção no governo brasileiro, e como amplamente divulgado, a arma do eleitor é o seu voto. Entretanto, o que aconteceria diante de um alto número de votos nulos? Segundo o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, baseando-se na Constituição Federal, as eleições não seriam anuladas. Mudariam, então, a forma de governo? E o que seria melhor que uma democracia corrupta? Uma ditadura? Foi dessa forma que os regimes totalitários europeus do século XX tiveram ascensão ao poder, diante da incompetência de um governo vigente, as pessoas buscaram uma figura forte, e as consequências disso todos conhecem: violência, miséria e destruição.
Por outro lado, o voto nulo não é inútil. Ele poderia ser usado no caso de eleitores que não se interessam por política, não conhecem os candidatos, suas histórias, suas propostas. Esse tipo de eleitor, perdido, tem grande chance de votar em corruptos, conduzido por toda uma máquina eleitoral montada pelo dinheiro e de grande persuasão. Ao votar nulo, esses eleitores deixariam as decisões para outros mais informados e com maior discernimento para usar o seu voto de forma vantajosa. O que não pode acontecer é o inverso: um eleitor informado deixar a decisão para o desinteressado.
Enquanto o voto nulo for apenas um símbolo de insatisfação, não tiver efeito prático, não terá também a atenção dos políticos. Assim, o voto eleitoral deve ser mantido e usado. O que a população pode fazer é ter uma participação política mais ativa, como no caso da Lei da Ficha Limpa, que atualmente está em vigor e foi de iniciativa popular. Com a facilidade advinda dos modernos meios de comunicação, como as redes sociais, ficou ainda mais fácil interagir e mobilizar pessoas a favor de um ideal comum.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações em torno da problemática imposta. No entanto, você não aprofundou sua análise para sobressair ao âmbito da discussão superficial. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |