Em meio a tanta turbulência política, candidatos se prestam a dizer, como em todas as eleições, que suas propostas irão mudar as cidades, por exemplo. O que se sabe, contudo, é que o cenário político do Brasil sempre esteve recheado de corrupção e a solução que mais parece acessível aos eleitores, hoje, para tentar mudar esse quadro, é votar nulo. Mas, isso resolveria mesmo o problema ou seria uma atitude silenciosa diante disso?
É bem verdade que a luta na busca pelo direito do voto, ao longo da história, significou o ganho de uma democracia digna a todos os brasileiros. Apesar disso, porém, o símbolo do voto nulo, cada vez mais intrínseco às eleições brasileiras, representa, sob a ótica da busca pelo voto, um descarte de um direito arduamente conquistado. Ainda que o quadro político pareça sem solução, votar nulo representa uma atitude passiva diante do quadro negro político brasileiro.
Além disso, o “efeito dominó” de corrupção que parece não acabar mais, que se destaca, por tal motivo, os governos Collor e Sarney, acaba por influenciar as pessoas a votar nulo, como forma de protesto. Isso revela que, em nossa sociedade, a indignação é tamanha que chega ao ponto de os eleitores recusarem os candidatos. Ainda assim, é preciso que lutamos [lutemos] a favor de um país digno, votando e escolhendo o melhor candidato, pois anular o voto pode transfigurar-se como uma atitude invisível.
Desse modo, é fundamental que, para realmente exercermos nossa cidadania, possamos votar em candidatos que possam ter uma índole aceitável, no que tange às propostas de governo. Cobrar as promessas é importantíssimo e, além do mais, ter a consciência democrática, exercendo verdadeiramente a cidadania, são atos primordiais para uma política menos corrupta.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações em torno da problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do óbvio em sua abordagem para levar seu texto à excelência completa. Aprofunde sua análise crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |