Em pleno século XXI, diante de tantos avanços, pessoas cada vez mais instruídas se fazem ignorantes diante um fato que pode decidir o futuro de um município ou país durante quatro anos: a política.
Todos os dias quando ligarmos [ligamos] a TV, lemos jornais e até mesmo acessamos a internet [,] nos deparamos com propagandas políticas nas quais as pessoas candidatas ao cargo prometem em questões de minutos o que não podem cumprir em quatro anos. Na época de eleição [,] devemos abrir nossas cabeças e raciocinar que o político que elegermos deve lutar pelos direitos de sua população e não usar o dinheiro da mesma [desta] para satisfazer seus interesses supérfluos, como adquirimento de casas luxuosas, e [luxuosas e] carros importados.
Portanto [,] fica difícil saber em quem votar, pois são inúmeros os casos de corrupção brasileira, como exemplo o Mensalão e o Cachoeira, com estes fatos os políticos são rotulados “ desonestos”, e a população considera todos como farinha do mesmo saco, e para [saco. Para] tentar solucionar este problema votam nulo, mais de nada adianta, voto nulo não vai mudar em nada .
Contudo, fica cristalina que antes de elegermos um candidato devemos saber de seu passado, se ele é “limpo” e não votarmos em branco, pois precisamos de alguém que irá lutar por nossos direitos e fazer nosso município avançar, logo não devemos vender nosso voto, pois ele é nossa maior arma em busca de uma sociedade democrática, e com a venda do mesmo [com a sua venda] nos igualamos na desonestidade e corrupção de alguns políticos.
Não vote branco [,] e sim deposite um voto de confiança, um voto limpo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |