A democracia surgiu na Grécia Antiga, na cidade de Atenas, e com ela vieram os primeiros conceitos de cidadania. Na pós-modernidade, diferente de Atenas - onde a definição de cidadão era restrita a uma pequena minoria -, toda a população é considerada cidadã, com seus direitos e deveres.
Entretanto, mesmo com o direito do voto que há poucos anos não se tinha, - época da Ditadura Militar, 1964 a 1965, - as pessoas já estão desiludidas com a política devido à corrupção, à imoralidade e à injustiça em tantos governos. Enfim, entra e sai candidato e os problemas continuam. Tendo em vista isso, votar nulo seria um ato digno de protesto ou de alienação?
A Constituição do Brasil aceita apenas os votos válidos, portanto, olhando por esse lado, o voto nulo não seria solução. Porém, como os anarquistas têm uma ideologia de protestar contra todo o sistema, se a população em geral fizesse isso, talvez, exerceria uma pressão maior no sistema atual, provocando mudanças. Além de [do] que, se o eleitor não estiver contente com nenhum candidato, ele tem o direito de anular o voto.
Por tudo isso, é preciso que o eleitor procure conhecer as propostas dos candidatos e seja consciente do seu voto. Ademais, é necessário evitar o descaso e o comodismo que hoje se tem com relação à política e exercer mobilização pública pacífica sempre que algo estiver indo em direção contrária ao bem estar [bem-estar] de toda a sociedade. E assim, exercer a verdadeira cidadania.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações em torno da problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Dessa forma, aprofunde sua discussão e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |