Muitos eleitores brasileiros indignados com o real cenário politico estão realizando protestos e críticas por meio de uma ferramenta passiva, que é o voto nulo, objetivando uma mudança, consequentemente uma melhora nas políticas que regem o país. Porém [,] estes estão beneficiando de forma indireta, a [indireta a] corrupção neste [nesse] indigno cenário.
Assim, essas reinvindicações, através do voto nulo, por si só não estão impondo nenhum tipo de impacto na política. Tomemos como exemplo na eleição do ano de 2002, onde [em que] 7 milhões de brasileiros votaram nulo. Mesmo com este [esse] cenário de protesto [,] foram eleitos os candidatos que obtiveram a maioria dos votos válidos, ignorando assim a população nula e visando isso uma [a uma]forma de democracia.
Que espécie de democracia o Brasil vive? Numa em que ocorreram tantas lutas para tornar o voto um direito de todos (sejam brancos, negros, ricos ou pobres) e não para torná-lo um dever de todos. Então desde o inicio [início] não prevaleceram os reais objetivos do povo. Foram impostos os votos obrigatórios. Nos EUA prevalece uma verdadeira democracia onde o cidadão é livre para votar, já o Brasil enquadra-se mais numa ditadura eleitoral.
O eleitorado está desiludido, com as promessas não cumpridas e principalmente com os escândalos eleitorais, citamos o mensalão, o caixa 2 e entre outros. Pior que esses escândalos são as medidas que a Justiça Eleitoral toma para tentar amenizar esta situação. A Lei Ficha Limpa é um puro exemplo disso, que exclui os candidatos que possuem um nome sujo á [à] candidatura. Uma contrariedade desta lei foi á [a] candidatura de Cássio Cunha Lima á [a] Senador do estado da Paraíba. Isto só comprova de que as leis criadas neste cenário político não passam do papel. Tudo isso serve para revoltar a população que perde tempo avaliando os candidatos corruptos.
A população deve tomar consciência de que o voto nulo não possui nenhum valor e assim deverá mudar seu foco para a Justiça Eleitoral, para que esta, tome [esta tome] atitudes e medidas que realmente modifiquem e reestruture [reestruturem] o cenário político brasileiro, fazendo com que as leis saiam do papel e vigorem para todos os candidatos, fazendo-se uma certa restrição para quem for candidatar-se.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Todavia, a questão do voto nulo em si merecia uma análise crítica mais ampla para extrapolar o recorte temático. Além disso, para dar força a sua linha argumentativa, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |