Mais uma vez vamos as [às] urnas eleger os representantes que irão governar nossa cidade por mais quatro anos, temos de escolher um candidato com ficha limpa, difícil e [é] encontrar um diante de tantas denuncias [denúncias] de corrupção, prometem melhorias na saúde, educação, segurança pública e infra-estrutura [infraestrutura]; após o seu mandato podemos ver que nada foi feito, na maioria das vezes as verbas foram desviadas para aumentar suas fortunas.
Anular o voto pode ser uma forma de protesto, diante de tantas promessas não cumpridas, entretanto [,] não resolve o problema, visto que os candidatos não se importam com a opinião dos eleitores, uma maneira eficaz de resolver o problema é mudar o código eleitoral [,] reunindo assinaturas como já foi feito, aprovando a lei da ficha limpa, sendo necessário criar leis que obrigue [obriguem] os fraudadores devolver cada centavo desviado dos cofres públicos, com penas de prestação de trabalhos comunitários. Podemos pegar[,] como exemplo, o julgamento do mensalão, onde [em que] além deles desviarem o dinheiro público, perde-se semanas e até meses votando a condenação dos culpados que no final recebem suas penas e tem [têm]o direito de cumpri-las em casa e não devolveram nada do que foi desviado. Enquanto poderia ter votado leis e projetos que beneficiaria [beneficiariam] a população.
Temos que votar escolhendo o melhor candidato principalmente que se encaixe nas aspirações desejadas para o futuro, votar em branco ou nulo acaba ajudando um candidato ou partido a eleger representantes despreparados ou corruptos. O direito de ir as urnas foi conquistado com muita luta e não pode ser descartado; a democracia da [dá] o direito a [à] escolha, por isso e [é] necessário sempre analisar as decisões tomadas, pois, elas [pois elas] refletirão no futuro durante os próximos quatro anos. Sendo assim [,] a melhor maneira de protestar é votar consciente [,] cobrando dos eleitos o que foi proposto na campanha eleitoral.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, faltou uma análise mais voltada para a questão da validade do voto nulo em si. Além disso, extrapole o óbvio em sua abordagem e procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |