Berramos incansavelmente pelo direito ao sufrágio universal e hoje que o temos, seria tolice de nossa parte joga-lo [jogá-lo] fora. Assim [,] quando anulamos nosso voto, descartamos a possibilidade de influir diretamente na escolha dos que representarão a nós e a nossa cidade.
E o mais preocupante na problemática do voto nulo é que mesmo que grande parte da população opte pela anulação de seu voto, a minoria que de fato votou em alguém é que escolhera [escolherá] o porta-voz de todos, inclusive dos que covardemente como avestruzes enterraram a cabeça na areia, escolhendo abster-se do poder de decisão que conquistaram. Em sua luta para dar voz a uma classe minoritária [,] Marthin Luther King disse que se preocupava não com o grito dos corruptos, dos violentos, dos sem desonestos [desonestos], dos sem caráter, dos sem ética, mas sim o que de fato o alarmava era o silêncio dos bons, e o mesmo se aplica a nós, afinal há uma grande classe de pensadores e intelectuais que por julgarem que não há candidatos que realmente serão agentes de transformações sociais em nosso país, ou ainda como forma de inútil protesto [,] abstém-se [abstêm-se] do voto, deixando a decisão na mão de pessoas que por vezes não tem [têm] conhecimento acerca das propostas dos candidatos, ou que simplesmente vendem seu voto a troco de nada
E [É] fato que independente do candidato escolhido haverá opiniões controversas quanto à forma de governo, mas é também maduro admitir que é impossível agradar a 190 milhões de brasileiros com direitos e anseios tão justos quanto os nossos. Uma ótima analogia é pensar em alunos do ensino fundamental, sabemos que em sua maioria crianças costumam ser agitadas e tagarelas, mas há sempre uma que se destaca entre os demais demonstrando um comportamento mais ponderado e ouvinte diferenciando-se e até evidenciando-se do grupo. E o mesmo acontece com candidatos, embora alguns apresentem condutas convergentes errôneas, há os que certamente divergem mostrando-se realmente preocupados conosco, enquanto brasileiros.
Portanto [,] fica claro que ainda que não concordemos com certos procedimentos jamais abdicaremos do direito de lutar, afinal [,] nunca se viu alguém vencer uma batalha de braços cruzados.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não houve extrapolação do recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |