Com a proximidade das eleições municipais, percebe-se a indecisão de praticamente um quarto da população, a qual não consegue decidir diante da falta de crédito e confiabilidade nos candidatos e uma forma de pressionar o Governo Federal. Desta [Dessa] forma, uma das soluções apresentadas por alguns segmentos sociais é a anulação do seu voto.
Exercer a cidadania é um direito do povo. Por isso, vários meios de comunicação veiculam notícias enaltecendo a importância de escolher um representante, fazendo, assim, uma pesquisa dentre as alternativas que os partidos apresentam. Procurar investigar o passado, as atitudes, os projetos, são meios que o eleitor possui para poder fazer uma boa análise daquele que irá representá-lo durante quatro anos. Entretanto, o cenário que se apresenta é de um grande número de escândalos que envolvem os membros da política, fazendo com que o cidadão perdesse [perca] a confiança nos parlamentares.
Além disso, com um quantitativo de cento e quarenta milhões de eleitores espalhados por mais de cinco mil cidades, se a maioria optasse pela anulação do voto, o brasileiro pressionaria os atuais líderes nacionais e principalmente o próprio Presidente da República. Desta [Dessa] forma, diante de um quadro desses, o poder público acabaria optando por uma reforma política, a qual poderia mudar todo o cenário eleitoral, votando leis que realmente impedissem pessoas de má índole assumissem [de assumir] cargos tão relevantes.
Assim, objetivando uma mudança geral no atual quadro, anular o voto parece ser uma ótima alternativa para uma mudança geral em todo esse panorama. É notório que algo deve ser feito, pois a passividade do eleitorado nacional não tem trazido bons frutos. Movimentos devem ser feitos, de forma ordeira, sem violência, para mostrar a insatisfação. Logo, a solução apresentada forçará o Brasil a mudar como, por exemplo, a ficha limpa, que seria uma ferramenta para a moralização do sistema e manutenção da democracia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, realize um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |