Os frequentes escândalos de corrupção e os inumeros [inúmeros] projetos fracassados fazem com que a profissão do político seja mal vista pela sociedade. Nos tempos de eleições, além de votar em candidatos desacredidatos ou que possam decepcionar, há a opção de se anular o voto. Esta [Essa] atitude pode até funcionar como um ato de protesto, mas sua vulgarização a torna um jeito de acomodar-se diante da situação atual.
È [É] bom destacar que o voto nulo é uma forma de expressar insatisfação com as opções presentes e deve ser respeitado, e que é preferível votar nulo do que em alguém que pouco se conhece. Entretanto, em uma democracia com um grande número de candidatos, não se identificar com nenhuma proposta pode ser sinal de preguiça de se fazer uma pesquisa. Ocorre uma generalização em que todo candidato está fadado a uma má gestão e por isso não vale a pena votar em nenhum.
Outro ponto é que a eleição não é o único modo de participação política. A Lei da Ficha Limpa, aprovada sob forte pressão popular, é uma prova de que é possível se mobilizar e encontrar meios para combater a corrupção fora das urnas. Assim há formas mais efetivas de se protestar do que anular o voto.
Mas o que aconteceria se mais da metade da população votasse nulo? Saramago imaginou essa situação em sua obra “Ensaio Sobre a Lucidez” e o resultado foi um caos social e uma crise no sistema democrático. No Brasil, a legislação prevê o invalidamento da eleição somente se grande parte dos votos forem anulados por motivos de fraude; logo a eleição de um candidato em que mais de 50% dos eleitores protestaram votando nulo seria legítima.
Portanto, o voto nulo é pouco eficiente para mudar o cenário político vigente e é preciso interesse para se sair de uma cega passividade para um lúcido exercício da cidadania.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações em torno da questão e desenvolveu-se de forma clara. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |