Na história, o voto nulo já foi uma bandeira ideológica.As origens do voto nulo remontam ao movimento anarquista da virada dos séculos 19 e 20, onde votar nulo era uma condição para manter a própria liberdade, se recusando [recusando-se] a entregá-la na mão de um líder. No entanto, o voto é a mais antiga ferramenta do brasileiro para exercer sua cidadania e escolher seus representantes. Da fundação da Vila de São Vicente, em 1532, até a reabertura democrática da Constituição de 1988, esse direito já sofreu diversas restrições, como a exigência de uma renda mínima e a exclusão feminina.
No atual cenário político do Brasil [,] são inúmeros os escândalos de corrupção que envolvem aqueles em que a sociedade escolhe como representante para lutar por um país melhor. Com isso, a descrença e desmotivação pairam sobre os cidadãos que, de mãos atadas, pouco podem fazer para mudar essa realidade. Porém, o voto, o maior símbolo da democracia, é a única arma da população para tentar modificar essa realidade.
Nas últimas eleições municipais, em 2008, 10% dos eleitores brasileiros votaram em branco ou nulo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Muitos não sabem, mas esse tipo de voto não interfere no resultado da eleição, pois não são considerados válidos. Contudo, é importante fazer uma escolha responsável, que diminua o poder dos corruptos.
Portanto, o país precisa de líderes e representantes de opiniões e desejos dos cidadãos, pois uma sociedade sem líderes seria anárquica e acabaria em barbárie. Por isso, a melhor forma de construir uma base sólida no sistema político é buscar conhecer bem os candidatos e o cidadão cobrar os direitos e as propostas impostas pelos representantes.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas. No entanto, a proposta pedia uma discussão mais ampla em torno da questão do voto nulo em si. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para norter suas ideias e, assim, melhor retratar o tema.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |