Com esse clima de eleição, muitos eleitores pensam a melhor forma de exercer sua cidadania, porém há aqueles que já se decidiram e irão, simplesmente, votar nulo. Mas o que significa votar nulo? É uma maneira de protestar? Ou uma forma de lavar as mãos diante do caos que se transformou o poder político no país?
Corrupção, desvio de dinheiro público, mensalão, caixa dois, entre outros escândalos que estão a assombrar a população nos últimos anos faz crer cada vez mais que não tem solução para os poderes executivo e legislativo brasileiro. Nota-se que os cidadãos estão descrentes, muitos deles se veem sem opções de voto. Diante disso, optam por anular seu voto com a ideia de que este ato seria entendido como um protesto e que poderá mudar de algum modo o rumo da política brasileira.
Entretanto, torna-se importante destacar que os votos brancos e nulos não são contados como votos válidos em eleições, assim, esses “votos de protesto” não tem [têm] nenhum valor perante o superior tribunal eleitoral, e não tendo valor, não irá mudar em nada o futuro do país. Por outro lado, o ato de votar, resultado de muitas lutas do passado, dá ao cidadão a oportunidade de escolher alguém para representá-lo e o direito de cobrar as promessas de campanha não cumpridas, sendo neste momento, válido um protesto.
Em suma, o cidadão brasileiro deve pesar bastante seu voto e escolher o candidato que, em tese, apresentar o melhor perfil. A nação tem o poder nas mãos e não pode se abster, mesmo perante a desordem política que se vive neste [nesse] momento. Portanto, votar nulo é um ato deplorável que deve ser bastante analisado antes de ser realizado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Contudo, realize um melhor trabalho com parte argumentativa de seu texto para validar sua tese. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |