Decidir o futuro não é fácil, ainda mais quando se compara a corrupção, em época de eleição [,] vemos os candidatos como outra pessoa, parece que não são as mesmas que já foram há quatro anos ou mais. Com tantas mentiras, votos comprados, incapacidade administrativa, com desvio de verbas que poderiam ser investimento na área de saúde, educação, transporte, lazer, para [lazer para] os cidadãos brasileiros, a população fica realmente sem opção e por isso recorrem ao voto nulo. O Brasil é um país tão democrático que possui tantas leis e muita sujeira debaixo do tapete.
Mas votar nulo é revidar o direito que há muitos anos atrás os cidadãos lutaram para que pudessem também decidir o futuro do Brasil, lutaram tanto que hoje os brasileiros não querem mais votar, se acomodaram [acomodaram-se] com a realidade da política que não está para questões do povo e entram no governo com más intensões, preocupados em desviar milhões e isso com certeza é mais fácil com uma população que não corre atrás dos seus direitos, não denunciam [denuncia] e sem querer dão [dá] mais força para que o governo corrupto fique ainda pior.
O fato de o Tiririca tem [ter] entrado na política como vereador pode ter sido uma maneira que a população arrumou para mostrar que está cansada de políticos corruptos ou também o fato de não haver candidatos melhores e que qualquer um pode se eleger analfabeto ou não, capaz ou incapaz, honesto e na maioria das vezes desonesto.
Quando se vota nulo, é como se a opinião do cidadão não valesse nada, como se ele não existisse, então não faz diferença esse voto, não modifica e muito menos combate a corrupção, pois essa não é a forma de correr atrás de um governo melhor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |