Há anos atrás conquistamos o direito de votar. Antes vivíamos a mercê [à mercê] de políticos que mal conhecíamos, mal sabíamos a história e que nem sabíamos se iam trabalhar para a população.
Enfim, com anos de lutas, corremos atrás do direito de votar e ganhamos. Mas as pessoas não vêem [veem] o voto como uma forma de mudar a nossa situação, a maioria vêem [vê] o voto como obrigação e acaba por optar pelo voto nulo como forma de protesto.
Mas não é só o voto obrigatório que faz as pessoas agirem assim, é também o fato de sabermos que muitos políticos roubam e ainda assim ficam impunes e alguns até votam a se reeleger. Sabendo disso [,] a população deixa de acreditar que a política seja algo que possa mudar a história do nosso país, estado ou cidade.
Contudo, sabemos que existe, sim! Político [sim, político] honesto. Mas como saber se ele é mesmo honesto ou está usando uma máscara? As pessoas estão desesperançadas com a política. Quando pensam que encontrou um político certo, esse vai lá e mostra que é igual a todos (ou até pior).
Se houvesse mais transparência na política, mais fiscalização e soubéssemos onde o nosso dinheiro vai parar, começaríamos a vê [ver] a política como algo sério e iríamos fazer questão de votar, mesmo se o voto não fosse obrigatório.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, seu texto realizou uma análise simplista e sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |