É notório o caos do cenário político brasileiro atual, com isso uma pequena parcela da população opta por “teoricamente” anular seu voto. Entretanto, na prática, o ato não acontece devido a uma “brecha” no código eleitoral, evidenciando a cultura do “jeitinho brasileiro”. Assim, votar nulo é omitir-se perante este problema.
A crítica acerca dos candidatos a [em] disputa eleitoral é recorrente por parte das pessoas mais esclarecidas, e são estas também que optam por anular seu voto como forma de protesto ao sistema e/ou candidatos. No entanto, não é a maneira mais eficaz de se romper com este sistema, por que [porque] permite que a parcela menos esclarecida da população tome a decisão do futuro do país. E estes são alienados. Políticos corruptos os ludibriam facilmente, principalmente com favores, dinheiro e supostos benefícios.
É importante salientar que a teoria do voto nulo se fundamenta em um artigo do código eleitoral que diz que se em uma disputa eleitoral haver mais de 50% de votos nulos [,] dever-se-á elaborar uma nova eleição com novos candidatos. Contudo, este artigo é aplicado apenas quando há uma irregularidade, do contrário, serão contados os votos válidos. Nessa perspectiva, mesmo que haja mais de 50% de votos nulos não se anulará a eleição, mas beneficiará candidatos corruptos, pois serão eleitos com menos votos.
Partindo deste pressuposto, o “jeitinho brasileiro” novamente corrobora com o péssimo estado do país e deste sistema político brasileiro falho e contribui para que grupos de políticos “sujos” tomem posse do poder, dinheiro e das decisões. Portanto, a não omissão é como se pode mudar o rumo do país e ela é concretizada em votos conscientes, em discussão e participação dos eleitores.
Em suma, o posicionamento de quem vota nulo é inerte e omisso, pois não mudará nada em relação à política atual, mais que isso, é uma atitude alienada, baseada em um argumento falho. Logo, votar nulo é favorecer a corrupção.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações em torno da problemática do tema. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Fuja do âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |