Na atual era contemporânea [,] o voto simboliza uma ato de cidadania voltado, sobretudo [,] para democracia popular. Sendo que este representa a principal forma de poder arbitrário de uma sociedade manifestar sua vontade ou opnião. Porém [,] muitos ainda desconhecem o seu real valor, optando por anula-lo [anulá-lo].
Periodicamente e difundido [difundidas] nos meios de comunicação denuncias [denúncias] a atos de corrupção, tais como desvio de verba pública, mensalão e caixa dois, por exemplo. Mediante essas ações, muitos descrêem [descreem] e se desiludem com sistema político brasileiro, anulando seu voto como ato de protesto.
Todavia, há aqueles vêem [veem] o voto como algo de ganho,optando por vende-lo [vendê-lo]; obstruindo talvez o único poder que tem em mãos capaz de mudar sua real situação.É eminente que quem se prioriza com isso é o agente corrupto.Entretanto, o posicionamento de anulação do voto seria uma forma justa de ação democrática?
Contudo, é coerente que anular seja como desperdiçar algo e jogar no lixo. Desde já, e certo que nem todos os candidatos são farinha do mesmo saco, basta apenas pesquisar o passado de seus escolhidos e exercer conscientemente sua ação cidadã.
Em síntese, e [é] de suma responsabilidade de cada eleitor decidir o futuro de seu bairro ou cidade, refletindo junto ao seu grupo que votar é de fundamental importância para o bem coletivo.
Comentários do corretor
Seu projeto de abordou o tema, porém sua análise não sobressaiu ao senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |