O cenário político vigente é causa, muitas vezes, de vergonha e indignação da população. Não raro, o pais [país] depara-se com escândalos de corrupção, como o mensalão, por exemplo, e desvio de verbas. O voto nulo, então, é usado, por alguns eleitores, como forma de protesto, infelizmente.
O voto nulo, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) [,] não tem valor, ou seja, não interfere na contagem dos votos. Mais por ignorância que negligência, muitas pessoas creem que poder [podem] invalidar uma eleição com a maioria dos votos nulos, sem saber que esse ato é prejudicial à democracia e à sociedade, porque dá a chance de candidatos de índole duvidosa, chegarem [duvidosa chegarem] ao poder.
Para o fim de escândalos, como o mensalão (que está sendo surpreendentemente julgado de forma exemplar) e desvio de verbas, os [o] cidadão precisam [precisa] eleger os candidatos que, além de honestos, tenham as melhores propostas para sanar as problemáticas sócias [sociais]. Elegendo de forma consciente, as verbas públicas com certeza não serão desviadas, e chegarão onde devem chegar: creches, escolas, hospitais, obras de infraestrutura, etc.
Sendo assim, o voto nulo é um ato passivo, e [passivo e] deve ser fortemente evitado por todos os estratos da sociedade. O direito de votar pode, e deve [pode e deve] ser uma “arma” para que a politicagem nunca alcance o poder. É votando de forma consciente e honesta que a sociedade verá, no poder, candidatos que realmente mereçam governar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |