Abdicar de um direito ou fazer uma escolha baseada na consciência. A anulação do voto tem sido usada como forma de protesto e contestação por grande parcela de brasileiros, que [,] descrentes com o sistema político demagogo, fazem a opção de boicotar o direito democrático de eleger seus representantes. A partir desta [dessa] perspectiva surge a necessidade de avaliação desta problemática, visto que, mesmo com a anulação de inúmeros votos [,] boa parte da massa corrupta elege-se sem grandes problemas.
O passado político brasileiro atua como um dos responsáveis pela desconfiança e insatisfação do eleitor. O legado deixado pelo oportunismo e corrupção, presentes no país desde a Proclamação da República, aliado a condescendência e respeito à posição anárquica, decorrente dos tempos coloniais, deu ao Brasil a triste herança de uma política ineficaz e desmotivadora. Gerando assim apatia do povo no que tange seus [aos seus] interesses sobre a estrutura sócio-política [sociopolítica] em que é submetido.
Em meio à insatisfação [,] surge o posicionamento contra o sistema político, que se expressa através do voto nulo, não participação na eleição e postura contrária ao [a]qualquer candidato. O eleitor que se comporta dessa maneira perde a chance de expor sua vontade e de fazer valer o seu direito de cidadão, além disso, acaba por não protestar e faz de sua atitude algo totalmente inútil, uma vez que, não [que não] limita a eleição do candidato com planos ilícitos, sustentando assim de forma indireta o ciclo vicioso da corrupção.
No entanto, atitudes simples como a inserção da discussão política na escola, identificação do poder de escolha do cidadão e o dialogo [diálogo] direito entre candidato e eleitor, surgem [eleitor surgem] como ferramentas básicas para o nascimento de uma consciência social plena, que faz do cidadão um ser mais critico, entender do seu poder e responsável não só por si mesmo, mas também por toda sociedade em que vive.
Portanto, cabe a cada cidadão a adoção de uma nova visão baseado [baseada] em atitudes que boicotem de forma eficaz as posturas inadequadas de determinados gestores, e [gestores e] faça valer através do voto consciente o desejo de viver em um lugar melhor, distante da corrupção e demagogia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |