É-nos diariamente informado [Diariamente, somos informados sobre] fraudes, escândalos de corrupção, anistias.... O brasileiro, portanto, está desacreditado no sistema político vigente e comumente erra ao generalizar que todo político é corrupto. Com isso, fica confuso na hora de escolher o melhor representante, e [,] por vezes, anula seu voto.
Os motivos são muitos: julgar-se incapacitado para escolher o melhor candidato; ato de liberdade e manifesto contra o sistema; protesto e outros motivos. O Brasil é um país democrático, e [democrático e] o direito da “não escolha” é também uma escolha e ela deve ser respeitada. Porém, é necessário atentar-se aos [atentar aos] problemas que o voto nulo pode causar.
O voto nulo e o branco têm pouco valor como protesto atualmente, já que se pode inferir que o protesto é contra os maus políticos e que eles usam a política para si, conclui-se que eles não se importarão com a opinião dos eleitores, pois estes não lhe causarão prejuízos. Edson Passetti citou certa vez que “a democracia virou um espetáculo de televisão que emerge durante a época de eleições” e essa frase mostra a famigerada corrupção brasileira que repercute por todos os cantos brasileiros [,] e por vezes no exterior [,] e pode levar à reflexão: quem pode mudar esse aspecto?
Muitos já tentaram tal façanha, e para o bem da nação muitos tentarão; mas [tentarão, mas] ninguém conseguiu amenizar a corrupção brasileira na história até hoje. Portanto [,] uma contradição: o voto nulo é um direito do cidadão, mas ele terá um efeito contrário ao protesto e efeito libertário. É como se o cidadão colocasse sua cabeça debaixo da terra na hora do vendaval e deixasse o país nas mãos dos corruptos. Os poderes do cidadão para melhorar a política são poucos, se comparados aos que estão nos representando, mas se ele anular seu voto; estará [voto, estará] facilitando a vida dos corruptos que compram votos e necessitarão de uma quantia menor de votos para se elegerem. Um exemplo atual de voto “protesto” é do “Tiririca”, que se elegeu e levou consigo mais pessoas ao poder. E quem paga por isso? Todos.
Anular o voto é um direito, mas o tempo exige escolher entre o certo e o fácil, e para uma efetiva democracia, é preciso mais que direitos; é preciso ação, participação política e consciência!
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e comprovar suas colocações. Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |