O voto é um direito do cidadão. Em uma sociedade em que muitos dizem ser a solução dos problemas, cabe ao eleitor ter a consciência e o bom senso de colocar no poder um cadidato suficientemente capacitado para assumir um cargo representando toda uma população.
Depois de vários anos lutando para conquistar a democrácia [democracia], finalemente [finalmente] toda a população é livre para colocar no poder um representante capaz. Contudo, esse direito cidadão vem sendo ignorado, uma vez que numa eleição o cidadão prefere deixar seu voto nulo. Após tantos protestos, o eleitor deixa seu voto passar em branco, nã [não] mudando a realidade política, mas colocando de forma indireta quem não merece tal cargo.
Sim, a expressão é usada por muitos a fim de que seja tomada uma atitude em relação à corrupção. Mas, o que adianta 25% da população votar nulo enquanto outros 30% vendem seu voto e apenas 45% procuram verificar o passado de seu candidato e votar com a plena consciência? Afinal, vivemos em uma democrácia, onde a decisão é tomada de acordo com a maioria.
Portanto, não basta um grito: "não à corrupção". Atitudes devem ser tomadas, não só pela parcela ascendente da população, mas pricipalmente por quem exige mudanças.O voto é livre, cada um deve usar sua consciêcia para representar seu ponto de vista.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, realizou uma análise simplista e genérica que não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas para validar seu posicionamento.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |