Crimes de peculato, caixa dois, e [dois e corrupção tornaram-se assuntos comuns no cenário político do Brasil, o que acarreta na indignação da população que paga impostos e espera resultados. E movidos [Movidos,] por um sentimento de revolta [,] as pessoas acabam por optar no voto nulo, que [,] sem dúvida [,] não resolvera [resolverá] a situação política atual.
Claro que esse fato é justificado quando lembramo-nos [nos lembramos] da quantidade de impostos que são pagos por milhões de brasileiros e acaba no bolso de políticos, enquanto a [há] pessoas esperando por vagas em hospitais, ou mesmo necessitando de comida e habitação.
Mas ao votar nulo [,] a pessoa estará jogando fora o seu direito de escolher os representantes que por quatro anos tomaram [tomarão] decisões que envolveram [envolverão] a vida de todos, e ou [ao]mesmo tempo que não vota acaba oportunizando que sejam eleitos essas pessoas incapacitadas e corruptas que nada vão fazer para melhorar a qualidade de vida da população.
A [Há] casos, por exemplo, em que as pessoas não sabem em quem votar [,] então optam pelo nulo, e acabam elegendo um candidato sem condições para ocupar o cargo, e que nada vai fazer pelos seus eleitores,o que poderia ser evitado se o eleitor tivesse exercido o voto.
É devido à importância que o voto tem e que influenciara [influenciará] em nossa vida, que não devemos votar nulo, pois ele não vai resolver os problemas que o país enfrenta, e [enfrenta e] para construir um país melhor que as pessoas tem que exercer seu direito de eleitor, votando em quem pode fazer a diferença.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |