Os casos de corrupção que aparecem frequentemente acabam deixando o eleitor com certa desconfiança, assim eles acabam votando nulo por medo de escolher alguém impróprio ou por desconhecimento do mesmo [candiadato] e não percebem que estão deixando de lado o seu poder de colocar alguém digno para governar, cometendo o ato de passividade [,] o eleitor acha que está protestando e não é isso que ocorre.
Atualmente [,] estamos presenciando o julgamento do mensalão, um dos atos de corrupção mais escandalosos que tivemos na política brasileira. Toda essa repercussão está ocorrendo em ano de eleições municipais, no qual [que] já servem para a população refletir sobre os candidatos, procurar saber mais de cada um. O eleitor precisa adquirir para si o abito [hábito] de pesquisar, entender sobre as propostas, buscar a melhor e [,] assim [,] perder o medo de votar e achar que seu voto não irá fazer diferença. Se todos buscassem saber mais do seu candidato [,] talvez não teria tantos votos nulos ou pessoas incapacitadas governando.
A política brasileira sempre veio acompanhada de escândalos envolvendo fraudes em torno do dinheiro público e a sociedade para se proteger ou até mesmo um “largar de mão” acaba anulando o voto, mas ao fazer isso muitos pensam que estão protestando e não é em assim. O voto nulo é o mesmo que não exercer seu direito e o mesmo que dar voz à corrupção. Por isso [,] ser passivo diante a [da] situação atual da política brasileira é não possuir sua liberdade de expressão.
Portanto [,] a [as] pessoas precisam de conscientização, mas não podemos esperar venha [que venha] do governo, temos que buscar a nossa própria. A sociedade precisa aprender a votar, não queremos que tudo se torne uma anarquia total, mas também não queremos que pessoas incompetentes nos representem. Não se ausente dos assuntos que definem nosso futuro, por isso [,] não vote nulo, vote consciente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, porém sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |