Vivemos em um mundo,no [mundo no] qual os interesses políticos são maiores do que querer mudar a realidadede de nosso país. Mas [,] será que votar nulo funciona?
Na grande parte de nosso país há políticos mal intencionados que só buscam querer ganhar a eleição para satisfazer de seus [satisfazer seus] interesses pessoais,vemos diariamente reportagens de desvios de dinheiro público,que deveriam ser investidos na área da saúde,educação e lazer.
Diante de toda essa desilusão,as pessoas passam a deixar os outros decidirem o destino de sua cidade,votando em branco ou até mesmo vendendo o seu voto por busca de favores particulares.
Sociólogos defendem a ideia de que votar nulo é a forma dos cidadãos expressarem o seu descontentamento em relaçao [relação] aos representantes políticos.No entanto,se formos analisarmos [analisar] [,]votar nulo não funciona [,] já que não haveria nenhum efeito,já que a constituição considera apenas os votos válidos.
Não podemos votar em branco [,] pois [,] assim,estaríamos deixando a eleição ser decidida por pessoas menos capacitadas que não tem [têm] a consciência dos problemas que a população vem sofrendo durante esses últimos anos.Com a maldita venda do nosso voto [,] acabamos mudando o destino da nossa cidade elegendo pessoas desqualificadas que não se preocupam com a população.
Portanto,é necessário estarmos conscientes,elegendo pessoas intencionadas que tem [têm] como objetivo mudar o destino de nosso país.Para assim termos um pais [país] mais justo e humanitário.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua análise não sobressaiu ao senso comum nem o que já havia sido exposto pela coletânea. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |