O voto é um símbolo de democracia alcançado pela sociedade de escolher quem será seus representantes nas câmaras, e que [câmaras, que] se comprometendo com o povo trará benefícios aos seus eleitores. Porém, este mesmo voto não é obrigatório, podendo o eleitor opinar por anular o seu voto.
Contudo, são intermináveis os casos graves de corrupção, de escândalos envolvendo o governo, parlamentares e ocupantes de cargos executivos na política. São candidatos que postamos nele a confiança, está aproveitando da oportunidade de ocupar um cargo que administra todas as obras públicas para desviar verbas destinadas à população. Diante de tanta corrupção no Brasil, muita gente prefere recusar as propostas dos candidatos e votar nulo, renunciando o seu direito.
A sociedade descrendo das propostas dos candidatos, não sabendo mais em quem acreditar [,] desiludidos com a política do país, manifesta sua revolta em forma de protesto, o eleitor é induzido a anular ou votar em branco. O que ajuda a eleger os descompromissados que não respeitam o cidadão que está representando. Isso indica a dificuldade que muita gente tem em ver com clareza o quadro do político.
Ninguém poderá viver com dignidade em um país corrompido. Cabe aos cidadãos avaliarem quais candidatos são mais adequados aos seus interesses. A análise da ficha dos candidatos é um passo muito importante para a escolha de uma pessoa de bem e, sobretudo, que não esteja a serviço de si próprio ou de grupos que queiram se beneficiar. Se os que não aceitam a corrupção anulam o voto ou votam em branco, o resultado será a vitória eleitoral dos corruptos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, a fim de comprovar sua tese, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |