Palhaços, rebeldes e outras coisas. - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 05/10/2012

Status:

Corrigida
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        José Simão, colunista do Jornal Folha de São Paulo, chama a propaganda eleitoral no radio [rádio] e na TV de Hilário Eleitoral. Quem se permite assisti-la (apenas alguns segundos é o bastante, mais que isso pode causar vômitos) entende muito bem a piada do jornalista. Um grande espetáculo circense que impressiona não só pelas propostas absurdas apresentadas, mas também pela ridícula e constrangedora maneira que esses caras pretendem nos influenciar. Diante de tanta macaquice eleitoreira [,] o voto nulo ganha uma certa aura de protesto por parte da população, mas é preciso cautela, pois no final do espetáculo o palhaço pode ser você.

        Anular o voto, pragmaticamente falando, é um direito, porém se você o faz como um ato de protesto ele se torna  tão honroso quanto vencer um criança de 5 anos no Playstation. Se a ideia é protestar, saiba que ao fazê-lo por este meio, você esta [está] favorecendo uma corja de ladrões que se escondem (ou não) atrás de um cargo politico. Afinal [,] para escolher o vencedor de uma eleição, nosso sistema eleitoral não considera os votos nulos e brancos, apenas os votos válidos. E [,] desta forma, hipoteticamente, podemos ver aberrações sendo eleitas com meia dúzia de votos. E o seu voto nulo, símbolo de sua rebeldia e/ou indignação, será muito bem vindo [bem-vindo] por estes figurões de legenda, terno e gravata.

        Novamente, votar em alguém, em branco ou anular o seu voto é um direito seu e nada, nem ninguém [nada nem] pode lhe impedir de exerce-lo [exercê-lo]. No entanto, é preciso ter plena consciência deste ato e suas consequências. Somos uma democracia jovem, e a grande maioria ainda não tem idéia [ideia] do peso que um voto tem no processo de desenvolvimento social, econômico e politico do Brasil.  Por isso, anular o seu voto, é [voto é] anular a si mesmo enquanto cidadão, anular seu país, anular seu futuro.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto evidenciou bastante criticidade ao analisar a problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente