Com a modernização da votação eleitoral, pela substituição das cédulas de papel por urnas eletrônicas, as pessoas deixaram de votar em animais ou em candidatos ridículos e passaram a vota nulo, como [votar nulo como] forma de protesto contra a corrupção. Apesar de, ser [de ser] um direito do cidadão em anular o seu voto, cabe ao povo escolher um candidato que seja mais adequado aos seus interesses.
A conquista do voto, para todos, seja homem ou mulher, foi e é importante para o desenvolvimento do país, pois diversas pessoas lutaram pelo direito de participar na escolha de seus representantes. Portanto, o voto nulo e [é] uma forma de eleger um candidato ruim, mesmo que tenha o menor número de votos necessários, prejudicando assim o futuro do país. De forma que, o [que o] voto nulo e o voto em branco não e contabilizado [são contabilizados], com isso, os poucos votos iriam decidir quem governará.
Para protestar contra a corrupção [,] as pessoas pensam que com uma maioria votando nulo ou em branco irá conseguir chamar a atenção do governo e [,] consequentemente [,] pressiona-lo á realizar de uma [pressioná-lo a realizar] nova eleição. No entanto, não há a contabilidade de votos nulos, por serem considerados inválidos ou um direito jogado ao lixo.
É necessário que as pessoas tenham consciência de suas escolhas, pois quem não escolhe um candidato não possuem [possui] o direito de criticar, devido não ter cumprido o seu dever como cidadão. É de extrema importância que, o povo [que o povo] escolha um candidato, que atenda aos seus anseios e que a população participe mais da política, seja cobrando ou fiscalizando o governo e fazendo abaixo-assinados em prol de seus interesses.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposta e fez considerações válidas. Todavia, sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |