Estamos em ano de eleição [,] a poucos dias de escolhermos um representante para a nossa cidade, mas como saber quem será o melhor para a população? Temos os horários eleitorais para conhecermos um pouco de cada um, mas já sabemos como anda a política no Brasil com os vários escândalos de corrupção, então como escolher um bom representante se todos que são candidatos já não são dignos de executar o papel de um verdadeiro político então [político? Então,] só resta à [a] opção do nulo que é melhor do que votar em um corrupto.
No dia de votar [,] se todos votarem nulo [,] seria uma forma de protesto, pois se sair 51°/° de votos nulos iríamos para uma nova eleição e assim saberiam que a população não concorda com os candidatos apresentados para a votação e poderia ate [até] mudar os candidatos a serem votados. Com o voto nulo [,] você não necessariamente estará jogando seu voto fora, mas sim dando sua opinião verdadeira que é a não concordância com os candidatos apresentados para serem votados [,] então escolha o melhor para sua cidade sem vender o voto para o qual não é de seu agrado.
Por isso [,] vote em qualquer um seja nulo, em um, ou em outro candidato, mas o voto é um direito seu e é secreto [,] pense bem no futuro que ira [irá] dar a sua cidade e não minta sua verdadeira opinião se não gosta de nenhum a ser votado [,] vote o nulo e fique com sua consciência limpa, pois o voto nulo também é um voto [,] se não fosse não existiria essa opção de voto do qual qualquer um pode desfrutar do seu direito de voto seja qual e como for ele.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e genérica da questão. Além disso, sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |