Mesmo após as lutas incessantes para a derrubada da ditadura militar e dos 27 anos do início da redemocratização brasileira, muitos ainda fogem ao mais primordial dos direitos (tido erroneamente como dever) cívicos reestabelecidos, o voto.
Ao se aproximar a época das eleições, também julgamos que se aproxima a época das ilusões e das falsas promessas. Acabamos por classificar todos os candidatos como hipócritas e destinados à corrupção. E é Nesse [nesse] emaranhado de propostas e preconceitos que muitos de nós cometemos o equívoco de optar pelo voto nulo.
Quando escolhemos por votar nulo, abdicamos de nossa democracia, de nosso papel como cidadão, além do que, afirmamos por conseguinte que não há candidatos dignos de voto (ou ao menos não que conheçamos), assim, deixamos claro nossa ignorância perante o ato de votar e de conhecer as propostas dos nossos possíveis representantes.
Justificar voto nulo com a desculpa de que não exista candidato decente para se votar, é [votar é] eufemismo, uma pífia sutileza para mascarar a falta de comprometimento do cidadão com o futuro de seu país e com o seu próprio.
Muitos países lutaram recentemente para alcançar a democracia, numa onda de protestos conhecida como primavera árabe, mas nós já lutamos por isso, muitos morreram para que nós pudéssemos estar onde estamos, como estamos, nós recuperamos nossa democracia, mas não a exercemos.
E quando um povo deixa de se preocupar com o futuro de sua nação, não há mais nação. Quando para de existir o consciente coletivo de comprometimento com o país, não há mais país. Por isso [,] não podemos fugir da responsabilidade de votar, pois cada voto é importante e decisivo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações pertinentes em torno da questão e evidenciou um bom posicionamento crítico da questão. Parabéns! No entanto, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um trabalho com consciente e rico com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |