Desde a Antiguidade existe o direito do voto. Porém [,] esse direito não era para todos. Antigamente esse direito era muito restrito , mulheres [,] por exemplo [,] não tinham direito ao voto. Entretanto [,] nos dias de hoje, todos com mais de dezeseis anos já podem votar. Mas com toda a corrupção que há tanto durante as eleições , quanto** , após os governates [governantes] já estarem no poder, muitas pessoas estam [estão] deixando de acreditar na política honesta que deveria existir e anulando o seu voto. Mas será que o ato de anular o seu voto resolverá o problema da corrupção que há na política brasileira?
Muitos eleitores acreditam que sim, que ao votar nulo [,] ele como cidadão democrático está punindo os políticos corruptos , e [corruptos] que votando nulo ele não está compactando com a corrupção.
Outros eleitores tem [têm] uma opnião contrária, eles acreditam sim que o voto pode fazer a diferença, e que ainda existem políticos honestos que realmente querem trabalhar por um Brasil melhor e sem corrupção.
Enfim [,] com várias opniões só podemos chegar a [à] conclusão que a corrupção política no Brasil é um problema difícil de ser resolvido , simplemente porque muitas vezes o povo não tem opção alguma, pois só quem poderá acabar com toda essa corrupção política , são [política são] realmente os próprios políticos junto com a força e o voto do povo. E todos devem ter a conciência que toda a luta para que atualmente possamos votar não foi em vão e que anular um voto também é sinônimo de cidadania e democracia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso confirmar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas.). Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
** Termo toltamente desarticulado
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |