O voto nulo serve apenas para manter um determinado quadro politico intacto , é uma forma de passividade de determinada parcela da população que não liga para o cenário politico de seu pais [país]. Muitas pessoas votam nulo ou em qualquer candidato por acreditarem que todos os politicos são iguais e que nenhum escapa , pórem é devido a essas atitudes que a esfera política brasileira esta [está] na vergonhosa situação atual .
Se a população realmente se interessase [interessasse] e valorizase [valorizasse] seu voto, analisaria cada candidato, suas propostas e seu histórico, com isso sobraria um pequeno punhado de candidatos preocupados em melhorar a qualidade de vida da população.Todo esse descaso com o cidadão é culpa dele mesmo, que não usa o poder que tem em mãos, o poder do voto.
Em vários estados brasileiros, milhões de pessoas passam fome, não possuem boas condições de moradia, não tem [têm] acesso a [à] saude e ensino de qualidade, fora as cidades que não tem [têm] estrutura, organização e planejamento, falta de tudo um pouco e grande parte da culpa esta [está] no governo corrupto.
Qual o sentido de existir democracia, se o povo que lutou pelo fim da ditadura não a usa. A imprensa em vários casos denuncia e mostra a todos os corruptos e os [os] escândalos, contudo eles continuam, pois parte da população prefere ficar de mãos atadas, e [atadas e] continuar sendo explorada.
O voto nulo não é uma forma de protesto, ele apenas beneficia candidatos que querem se aproveitar do povo, se todos votasem objetivando a escolha de um bom candidato, a situação de milhões de brasileiros e de várias cidades seria bem melhor. A pobreza e a falta de qualidade de vida é culpa em grande parte dos politicos [políticos] corruptos, mas a presença dessa situação no cenário brasileiro atual é devido a uma parcela da população que prefere se omitir de suas obrigações.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |