Um dos maiores problemas acerca dos interesses coletivos de uma sociedade é a indiferença política. Pela ótica de Arnold Taynobee, economista inglês, podemos constatar: o maior castigo para aqules [aqueles] que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. Sendo assim, abster-se do direito de voto pode trazer consequencias [consequências] graves para a sociedade.
Ainda que conste como uma opção para o cidadão, o voto nulo não representa uma opção inteligível durante o processo eleitoral. Berthold Brecht , em seu poema "O Analfabeto Político", constata os problemas sociais advindos a partir da passividade de certos cidadãos: o acesso restriro [restrito] aos alimentos, a desiguldade social e, até mesmo, o menor abandonado.
Da omissão política pode nascer inclusive o politico corrupto, aquele que atuará em benefício de si prórpio [próprio] ou apenas de uma parcela restrita da população. Nese sentido, o voto nulo pode contribuir para formação de um governo plutocrático, reprodutor das desigualdes sociais.
Ao contrário do que muito pensam, o voto pode decididir os rumos de uma sociedade. Cabe a nós, portanto, a responsabilidade na construção de uma socidade mais justa e igualitária. Desse modo, devemos participar efetivamente dos rumos do país, estado ou município, ao escolhermos nossos representantes.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema e fez boas considerações. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu projeto de texto. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos, dados, exemplos; realize comparações e contraposições; recorra a retrospectivas históricas a fim de dar força à sua tese e enriquecer sua análise.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |