Em meio aos tempos presentes, somos regados de tamanha democracia em nosso país, por este motivo pouco se define e se faz sem que haja primeiramente um mencionamento ao público. Porém, não estamos aptos, a saber, lidar [sem vírgula] com tanto poder em nossas mãos. Do mesmo modo que a população unida tem forças para eleger dês de [desde] um vereador até o presidente da republica [república], também temos forças para dizer que não temos candidatos bons o suficiente para governar nosso país, e esta força poderia ser explicita [explícita] através do voto nulo.
Imaginemos um exemplo menor, que beira o cotidiano de muitos. Em uma reunião para decidir o novo sindico [síndico] de nossos condomínios [,] se todos os moradores decidirem que certa pessoa não esta [está] preparada para assumir o cargo de sindico [síndico], esta pessoa certamente não chegará nem a sua candidatura. Este exemplo pouco se difere de nossas eleições municipais, estaduais ou federais, pois uma vez que não temos poder para decidir quem serão os candidatos, podemos expressar nossa indignação através do voto nulo.
Como em qualquer outro tipo de manifestação popular, não basta que somente certos grupos, como por exemplo, os chamados “da direita”, apóiem e participem deste [desse] tipo de movimento, já que política [,] diferentemente do que muitos pensam, é algo de todos e para todos [,] e buscando melhorias para a população em geral, por isto [isso], esta mesma deve se mobilizar e fazer com que se enxergue que nosso país está mudando, com uma população mais crítica em relação a quem irá cuidar do nosso dinheiro e nosso país.
Por este e por outros motivos [,] o voto nulo não está ligado ao simples pessimismo ou até falta de posicionamento, ao contrario [contrário,] votar nulo é um desafio para aqueles que acham que já está na hora de construirmos junto um país mais justo, onde a palavra corrupção não faça mais parte de nossas manchetes cotidianas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Dessa forma, amplie suas ideias e melhor fundamente sua tese!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |