Direito precioso usado com consciência - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 04/10/2012

Status:

Corrigida
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Com a verdadeira tempestade de escândalos que a nossa democracia tem passado, com episódios que vão desde dinheiro escondido na cueca até falcatruas em vários ministérios do governo, é compreensível a desesperança e o receio com que a sociedade passou a enxergar a política. A partir disso, o voto nulo tem sido adotado como forma de protesto, e a “não escolha”, foi  [sem vírgula] a opção de 7 milhões de brasileiros nas últimas eleições.
Inicialmente, para votar nulo é necessário, antes de qualquer coisa, saber o que isso realmente significa numa eleição. Muitos se enganam, e acreditando em campanhas e boatos, anulam seus votos se [sem] pensar ou sequer saber as consequências. Como na contagem dos votos são levados em conta apenas os que são válidos, isto é, excluem-se brancos e nulos, se a população esclarecida resolve votar nulo, uma minoria de pessoas alienadas são capazes de decidir sozinhas o resultado da eleição.
Além disso, é preciso que o eleitor tenha consciência de quão complexa foi a construção da democracia atual. Milhares de pessoas lutaram pelo direito do voto, de modo que, votar [que votar] nulo apenas por preguiça de pensar ou porque isso tornou-se moda, é jogar fora um direito que levou muitos anos para ser conquistado. Podemos ter como exemplo as Diretas Já, movimento que levou milhares de pessoas às ruas, na luta por eleições diretas para presidente.
Por outro lado, quando não se aceita a proposta de nenhum candidato, o eleitor tem o direito de não escolher ninguém para dar o seu voto. Isso é melhor do que vendê-lo, ou escolher o candidato “menos ruim”. No entanto, é essencial que se conheça os planos e propostas daqueles que estão pleiteando o cargo, dando uma chance para os que realmente querem trabalhar em prol da sociedade.
Dessa forma, votar nulo é uma decisão que precisa ser tomada com consciência, sabendo que as consequências são sérias e muitas vezes irreversíveis. O eleitor precisa ser a diferença que quer ver, e não seguir, por pura preguiça, a teoria do “deixa a vida me levar” de Zeca Pagodinho. Eleições são oportunidades preciosas, e ninguém sensato joga pérolas fora.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta, fez boas considerações, além de ter apresentado um bom nível de linguagem. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente