Como diz os estudiosos da ciência chamada política não vivemos em meio à política, mas sim ao [em meio ]meio da politicagem, da roubalheira, com seus desvios milionários [,] sem se falar nos escândalos como “desvio de dinheiro na cueca” [,] entre outros que abalaram o cenário político. A POLITÍCA é bela soa bem, exercício de democracia e uma expressão de cidadania.
Temos o direito de votar em quem quisermos [,] o voto é sigiloso, mas não temos o direito de escolher o candidato que concorrerá à chapa política de tal cargo que representará, então por isso que muitos votam em “branco”, imagine concorrendo ao cargo de presidente dois corruptos, qual deles nós escolheríamos para nos representar? Estamos certo [certos] que nenhum deles fará nada de bom para a população ou para a cidade, o pais [país] [,] o estado ou o que quer que seja.
O voto nulo não funciona, pois o eleitor que vota nulo dará a oportunidade a outras pessoas de elegê-lo, pois querendo ou não um deles será eleito, tal voto mostrará apenas uma indignação. A não ser que grande parcelar [parcela] da população faça o mesmo. Porém [,] se em uma eleição mais da metade dos votos for nulo [,] ocorrerá uma nova eleição, desse modo o voto em “branco” assumirá uma forma de protesto. Se não for tão radical passa a ser apenas um ato de passividade política.
O despreparo de muitos candidatos frente à política nacional mostra isso, representar o povo já diz tudo. Mas abrir mão de escolha de quem melhor representa não é uma boa escolha, temos sim o direito e o dever. Não deixaríamos que qualquer um mandasse em nossa casa.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aguçar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospeticas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |