O voto nulo é encardo [encarado] pelos seus defensores como uma forma de protesto contra a má administração e os escanda-los [escândalos] políticos que assolam as esferas municipais, estaduais e federal, mas esse comportamento não surte efeitos benéficos, ou seja, não alcança o desejo de mudança do eleitor, caso ela [ele] exista.
Essa mudança desejada por esses eleitores vão muito além do voto nulo. Como irão cobrarem os seus representantes, se não votou [votaram?] ? O sujeito na verdade é omisso, aceita a situação indesejada e não colabora para as mudanças no cenário político brasileiro.
Além disso, não basta votar, tem que cobrar e fiscalizar o poder público, por [público por] meio de associações de bairros, ações populares, como no exemplo da provação [aprovação] da lei da “ficha limpa” que partiu de milhões de assinaturas expressando a vontade da sociedade pela implantação da lei, é dessa maneira que a sociedade exige seu desejo e insatisfação a seus representantes.
Dessa forma [,] é preciso fazer valer o direito de votar, uma vez que tal concessão na historia do Brasil foi negado [negada] à população carente e as [às] mulheres, e em algumas ocasiões foi suprimido, como no período do Estado Novo e na ditadura militar.
Em uma frase de Abraham Licoln resume o exposto: “Só tem direito de criticar quem pretende ajudar”. Portanto [,] quem vota nulo não quer participar, não quer cobrar, não quer ajudar a melhorar, quer apenas a mesmice.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem uma linha argumentativa que fosse além do óbvio. Amplie seu nível de leitura e escrita a fim de ampliar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |