Em época de eleição é tempo de promessas que não são cumpridas e enganações. Por esses motivos, muitos eleitores ficam insatisfeitos com os candidatos. Os atos ilícitos, as corrupções e os escândalos praticados por alguns políticos na administração pública, leva a [pública levam à] descrença e a desestimular a população brasileira. O povo pela sua desilusão política, decide por votar nulo em forma de protesto e de manifestação.
Para o Tribunal Superior Eleitoral [,] menos da metade dos votos nulos, não [nulos não] anula a eleição. Porém, o Código Eleitoral prevê que se mais de 50% dos votos apurados for [forem] nulos, será convocada uma nova eleição. Por tudo isso, o único problema é o prolongamento da data de outra eleição e alongar por mais dias o resultado. Assim, aumentará também o tempo para que os candidato [candidatos] intensifiquem suas propostas.
Embora a anulação do voto seja democrática, a atitude de votar nulo não irá melhorar as condições políticas no país. Além do mais, quando um cidadão anula seu voto, ele abre caminho para que um candidato de má fé e sem compromisso com a população, assuma [população assuma] a chefia das atividades públicas. Então, independente do voto nulo ou não, sempre terá um indivíduo eleito à liderança política, pois, há a necessidade de um governante ao órgão público.
Portanto, os eleitores que pregam e que votam nulo, demonstram [nulo demonstram] apenas uma forma de movimento e de manifesto. Esse tipo de votação não tem valor algum e também não funciona. É uma maneira do eleitor expor à oposição aos candidatos. É preciso levar mais informações para esses anuladores de votos, para [votos para] que não fiquem enganados. Só assim poderá mudar o cenário político do Brasil.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez boas considerações. No entanto, não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |