O descontentamento dos cidadãos brasileiros para com a política é evidente. Propostas não cumpridas, corrupção, desvio de dinheiro público e outras notícias publicadas diariamentes, são [diariamente são] fatos que indignam muitos. Mas qual a seria [Mas, qual seria] a melhor maneira de protestar e lutar pelos seus direitos?
As eleições estão próximas, a propraganda eleitoral obrigatória está cada vez mais intensa e todos os dias novas promessas são feitas por políticos que querem chegar ao poder. Que garantia o povo tem de que realmente mudanças ocorrerão? Fica difícil ter esperança de mudança e escolher um candidato para votar, pois, a história política há anos não é satisfatória para os brasileiros.
Antes de assumirem o mandato, os candidatos conversam com o povo, abraçam, visitam comunidades. Mas [,] e depois? Depois que conseguem vencer as eleições, pensam só em si mesmo, em obter cada vez mais lucros e não se preocupam realmente com a vida da população. É difícil acreditar que com algum candidato novo fará diferente.
Diante dessa realidade, devemos protestar e cobrar pelo que foi prometido. Mas [,] como? Por meio de greves ou se omitindo, votando nulo? Apesar de muitas pessoas acreditarem que votar nulo é uma maneira de protesto, é só uma maneira de passividade e, se isso tomasse uma proporção maior, facilitaria a entrada de políticos indesejáveis na política. Não é possível reivindicar pelos nossos direitos se não cumprirmos os nossos deveres.
É necessário, que [necessário que] a população procure conhecer os candidatos, suas propostas e faça seu dever de cidadão, optando por um candidato que possa realmente mudar a realidade brasileira, para depois, se preciso, poder buscar pelos seus direitos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas, porém realizou uma análise simplista da questão do voto nulo. Amplie suas ideias e apresente argumentos bem fundamentados para comprovar sua tese. Para isto, realize um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |