Diante do sujo e do mal lavado, qual você prefere?É desconcertante a realidade que o povo brasileiro esta [está] vivendo, estamos imobilizados com as categorias de políticos corruptos em nosso país.Será mesmo que foi extinguida a classe de candidatos honestos, que em vez do descaso social se interessem em promover ações positivos [positivas] para a população e seus respectivos municípios [municípios?].
Esta [Está] cada vez mais difícil de acreditar no bom senso dos homens públicos, apesar das campanhas nos meios de comunicação, reforçarem [sem vírgula] que ainda existem candidatos de cara limpa, e o que era pra [para] ser um ato de democracia se tornou uma obrigação. Mas se existisse uma maneira de se coibir essa situação, qual seria?Sem dúvida, o voto em branco e o voto nulo, não [nulo não] iriam diminuir a discrepância existente no período eleitoral.Pois ha [há] sempre aqueles indivíduos de baixa renda, que realmente necessitam da ajuda de certos candidatos (muitas vezes com um passado sujo, na política) [,] mas é a única chance de tentarem melhorar de vida, pois o governo lhe virou as costas.E infelizmente [costas e, infelizmente,] esses são a maioria dos votantes.
Mas [,] então, qual é a solução para esse problema? Com certeza é o apoio da população, que mesmo desacreditada por toda a roubalheira de nosso país, deve [país deve] denunciar qualquer ato ilícito(como compra de votos)dos candidatos e é importante que cada votante não se deixe subornar, pois dessa forma estaria dando apoio a esse mal carratismo [mau caratismo~político.E não nos esquecemos da leia da Fixa [Ficha] Limpa, que é um grande avanço para sabermos em que estamos votando.
A democracia precisa ser exercida, pois para quem já viveu em tempos tão reprimidos como a ditadura militar, deve [militar deve] fazer valer seu voto.Procurar escolher o candidato de melhor índole, mesmo que esse não ganhe as eleições, para que assim seu voto seja administrado da melhor maneira.Não devemos perder as esperanças, pois de tempos em tempos, conseguiremos exterminar, talvez não totalmente [,] mas pelo menos boa parte da corrupção que tanto envergonha o cenário político brasileiro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, não houve uma linha argumentativa bem fundamentada que extrapolasse o âmbito do senso comum. Além disso, preocupe-se com a clareza e precisão de suas ideias a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto, atente às regras de uso da vírgula. No mais, amplie seu nível de leitura para ampliar sua percepção crítica dos fatos e realize um trabalho eficiente com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) a fim de validar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |