Casos de corrupção, candidatos desonestos, propostas não concretizadas, enfim, o quadro político no Brasil não é nada motivador. Diante dessa situação, muitos apelam para a utilização do voto nulo, ou mesmo, em branco [ou mesmo em branco,] como forma de manifestação e protesto. Tal atitude, no entanto, recrudesce ainda mais o voto inconsciente, uma vez que ambos são desconsiderados no levantamento dos resultados eleitorais.
Primeiramente, precisamos entender que o ato de votar é de extrema importância não só para o cidadão, como também, para [também para] a sociedade em geral, tendo em vista que por meio dele os candidatos escolhidos poderão representar as opiniões majoritárias. Além disso, analisada pelo ponto de vista histórico, a democracia brasileira é extremamente jovem quando comparada a de outros países, visto que a primeira constituição que, efetivamente, promoveu o sufrágio universal foi a de 1988. Por conseguinte, o voto é concomitantemente um direito e um dever privilegiado para nós cidadãos.
Nessa perspectiva, a sociedade atual demonstra um paradoxo, visto que, apesar de o voto corroborar a [com a] democracia, alguns continuam utilizando-o de forma equivocada, desperdiçando-o, como é o caso do voto nulo. Esses alegam que assim estão opondo-se ao cenário caótico de corrupção existente. É bem verdade que existem muitos políticos corruptos, porém fomos nós que os elegemos e se queremos mudar está [esta] situação vigente [,] cabe a nós utilizarmos esse recurso escolhendo de maneira consciente os nossos candidatos.
Dessa maneira, é possível perceber que se faz necessária uma conscientização forte, geral e urgente da sociedade. É necessário valorizarmos o nosso voto, analisando as propostas de cada candidato a fim de proporcionarmos a aderência de políticos que prezem por uma sociedade melhor e mais justa.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposiçõe, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu texto e levar sua produção a extrapolar o âmbito do senso comum.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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