O atual sistema de governo brasileiro baseia-se no presidencialismo. Este por sua vez tem como característica marcante a democracia, palavra de origem grega que diz: “poder do povo”. Em épocas eleitorais, os cidadãos devem exercer esse “poder” elegendo um representante para a liderança, mas há quem opte pelo voto nulo, dos quais a maioria alega um descontentamento com cenário político atual.
Desde o século XVII, as idéias [ideias] de um governo mais pleno e organizado já existiam. John Locke defendia que os governos só existem para atender aos interesses do povo e que se este não atendesse, os cidadãos tinham direito de colocar outros líderes. E é com esse pensamento que muitos brasileiros escolhem o voto nulo. A maioria dos candidatos não atende as prioridades, contendo assim um desinteresse e desrespeito a [à] opinião pública, pois não prestam atenção ao pensamento do eleitor, e o mesmo [este] sente-se inseguro de depositar um cargo em que há necessidade de ética e responsabilidade.
Com isso, outras ideologias se fazem presentes. Segundo o sociólogo Edson Passetti: “Optar pelo voto nulo é saudável como protesto contra todo um sistema”, que afirma que o voto nulo não tira corruptos do poder, mas aponta a insatisfação. Destacando que deve ser melhorada a forma da seleção e permanência dos governantes, terem leis mais severas, como nos casos de corrupção. O voto nulo é um pedido oculto de mudanças do povo indignado com descaso dos problemas presentes já na atual administração e que [,] mesmo assim, não há um candidato que inove em seus projetos.
Portanto, anular um voto não é negar o exercício da cidadania, mas sim uma forma de mostrar o desejo por renovação e o pedido desesperado de alterações diante da situação atual. Pode ser impossível retirar os corruptos e antiéticos da liderança por esse meio, entretanto [,] é possível mobilizá-los e expor que o povo brasileiro não é ignorante, e que acredita numa nova era de progresso e dignidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações e defendeu um posicionamento claro acerca da questão. Muito bom! No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |