Em meio a tantas desilusões e insatisfações políticas, deparamo-nos com a dúvida sobre o próprio voto. Seria este, tido como o poder maior de uma sociedade democrática, resultado de uma sociedade justa? Como não revoltar-se [se revoltar] em meio a tantos descasos à população? O voto nulo seria uma maneira de demonstrar esse desgosto?
A desonestidade política é, infelizmente, tradicional. A nossa revolta, portanto, nada mais é do que resultado do abuso de nossos valores e/ou direitos. Nosso voto, por mais pensado que seja, pode muitas vezes cair na inutilidade. Apesar disso, votar nulo consegue ser mais em vão do que a tentativa de escolher o “menos ruim”.
O voto nulo, contrariando algumas opiniões que dizem que ele tem o poder de cancelar a eleição e de ser realizada uma nova, é[,] na prática, contabilizado como o voto em branco. Ou seja, ele é ignorado –jogado fora- e todo o seu manifesto é tido como a favor do candidato que está ganhando. Antes estudar as propostas de cada um a acomodar-se. Afinal, essa revolta só dará a repercussão desejada caso ultrapassar significativamente o seu grupo de amigos.
A situação política atual não mudará se você, sozinho, relutar contra ela dessa maneira. Voto é algo importante, se a sua revolta não obtiver resultados, terá que sobreviver 4 anos insatisfeito. Preferível conversar com o candidato e expor as suas ideias, propostas ou colocando insatisfações. Caso a conversa não trouxer resultados, manifestações populares poderão ser feitas. Estas resultam em ações mais imediatas que o voto nulo, já que terá um ouvinte direto para fazer transformações, você votou nele, tem todo o direito de reivindicações! Se a conversa não for possível, vá pelos itens que mais se assemelham a sua ideologia, busque o histórico dele e pesquise no site do TSE. Boas escolhas são feitas a partir de boas pesquisas. Só não deixe de acreditar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações. No entanto, evite conversas com o interlocutor em dissertações (como o que ocorreu em todo último parágrafo. No mais, melhor explore a parte argumentativa de seu texto para enriquecer sua produção. Dessa forma, realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |