Desde a independência do Brasil, a questão do voto sempre foi muito discutida. Depois de muitas lutas [,] conseguiu-se estabelecer o voto para todos os segmentos da sociedade. Porém, atualmente [,] muitos têm abdicado de seu direito [,] anulando o voto como forma de protesto. Só que esse voto não tem poder de conseguir anular uma eleição ou então promover a realização de uma nova. O voto nulo de muitos acaba por ajudar a eleger com menos votos candidatos corruptos, mostrando uma omissão por parte de nossa população.
A ideia do voto nulo começou com os anarquistas que eram contra qualquer tipo de autoridade. Porém, sabemos que muitos eleitores usam o voto nulo por causa das péssimas opções para se votar, já que nossa safra de políticos está cada vez mais desonesta e corrupta. O problema é o que os eleitores mais conscientes é que anulam os seus votos, com isso aqueles eleitores desatentos, individualista [individualistas] e que vendem seus votos acabam por colocar ou manter mais corruptos à frente de nosso país. Uma forma encontrada para tentar barrar esses corruptos, por exemplo, foi à [a] da lei da ficha limpa.
Com tudo [Contudo], o grande problema mesmo é o pouco interesse do brasileiro com a politica [política]. Muitos não se envolvem e não buscam se informar sobre o que está fazendo os governantes. Entretanto, infelizmente o brasileiro está mais preocupado com festas, com futebol e com novelas do que com a politica. Um exemplo, é [exemplo é] que em um programa de televisão perguntaram as pessoas sobre o que estava acontecendo na novela e todos sabiam [,] já sobre o mensalão poucos estavam por dentro do assunto.
Diante disso tudo, o voto nulo acaba por se tornar uma atitude de passividade do eleitor. É preciso que se organizem manifestações contra a candidatura de candidatos que não agradem a população. Além disso, é preciso também que seu puna com mais rigor aqueles políticos que cometerem crimes contra a pátria. Mas não podemos nos esquecer de que a crítica começa pela autocrítica.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações e atendeu à proposta. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu projeto de texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |