Na história do país sempre houve movimentos lutando pela democracia. Ela foi chegando devagar: na primeira constituição brasileira, o direito ao voto era determinado pela renda anual. Depois foi concedida [concedido] há [a] maiores de 21 anos, menos os analfabetos e as mulheres. O voto era aberto, o que facilitava o eleitor ser influenciado pela troca de favores, como no coronelismo. Só no governo de Getúlio Vargas [,] as mulheres adquiriram o direito de votar e o voto passou a ser aberto.
Hoje [,] a democracia é ampla e atinge toda a população, que pode escolher seu governante a partir de seus projetos. Mas a situação política do país é gritante. Vivemos em meio a escândalos de corrupções causados pela indiferença do povo ao colocar um líder no poder, que ao invés de criar melhores condições aos cidadãos, prefere olhar para seu própio bem estar [bem-estar].
Diante dessas situações que se alastram a cada Estado, grande parte dos brasileiros não tem motivação, estão desiludidos e assim optam pelo voto nulo. Seria uma saída? Não. Seria apenas uma passividade em frente [frente a] um enorme problema, que não mudaria o cenário político de nosso país. Seria um desperdício de algo que demorou décadas para se tornar um direito público. É como jogar no lixo uma arma que pode decidir um melhor futuro para o país.
Votar nulo não combate a corrupção, é um protesto sem nehum efeito, já que alguém tem que ser eleito. Essa atitude nunca irá apagar dos noticiários o desvio do dinheiro público e as ações de governos mal intencionados. Portanto, o voto tem que ser um gesto consciente de participação pública que mudará, ou não, a história de um país marcado pela depravação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu ao que foi pedido na proposta. Porém, para enriquecer sua produção e retirar sua abordagem do óbvio, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |