Por uma mudança - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 04/10/2012

Status:

Corrigida
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Na história do país sempre houve movimentos lutando pela democracia. Ela foi chegando devagar: na primeira constituição brasileira, o direito ao voto era determinado pela renda anual. Depois foi concedida [concedido] há [a] maiores de 21 anos, menos os analfabetos e as mulheres. O voto era aberto, o que facilitava o eleitor ser influenciado pela troca de favores, como no coronelismo. Só no governo de Getúlio Vargas [,] as mulheres adquiriram o direito de votar e o voto passou a ser aberto.

Hoje [,] a democracia é ampla e atinge toda a população, que pode escolher seu governante a partir de seus projetos. Mas a situação política do país é gritante. Vivemos em meio a escândalos de corrupções causados pela indiferença do povo ao colocar um líder no poder, que ao invés de criar melhores condições aos cidadãos, prefere olhar para seu própio bem estar [bem-estar].

Diante dessas situações que se alastram a cada Estado, grande parte dos brasileiros não tem motivação, estão desiludidos e assim optam pelo voto nulo. Seria uma saída? Não. Seria apenas uma passividade em frente [frente a] um enorme problema, que não mudaria o cenário político de nosso país. Seria um desperdício de algo que demorou décadas para se tornar um direito público. É como jogar no lixo uma arma que pode decidir um melhor futuro para o país.
Votar nulo não combate a corrupção, é um protesto sem nehum efeito, já que alguém tem que ser eleito. Essa atitude nunca irá apagar dos noticiários o desvio do dinheiro público e as ações de governos mal intencionados. Portanto, o voto tem que ser um gesto consciente de participação pública que mudará, ou não, a história de um país marcado pela depravação.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu ao que foi pedido na proposta. Porém, para enriquecer sua produção e retirar sua abordagem do óbvio, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente