O voto nulo era uma ideia básica dos anarquistas, um dos movimentos históricos do seculo XIX. Para eles, votar nulo era uma condição para manter a própria liberdade, se recusando [recusando-se] a entregá-la nas mãos de um líder. No século XXI, esse discurso utópico está empoeirado, mas há quem se pergunte se um pouco de utopia de 1930 não serviria como uma opção coerente diante de tantos problemas e absurdos da democracia.
Segundo o sociólogo Edson Posseti, ''A democracia virou um espetáculo de televisão que emerge apenas durante a época de eleições''. Enquanto um país é democrático, outros buscam os direitos que estão corrompidos, como no Oriente Médio que foi palco em 2011 da Primavera Árabe - manifestações por direitos e democracia.
A corrupção do país gera um quadro desagradante para milhões de pessoas, já que tais escolhem seus representantes para um país melhor, sendo que mais cedo ou mais tarde seria denunciado por participação em esquema de corrupção. Ficando claro o mensalão, que reúne centenas de políticos, sendo questionados e julgados por lavagem de dinheiro, propina e caixa 2.
Portanto, o voto nulo é uma escolha como outra qualquer, porém ira acarretar mais corrupção por favorecer os patrimonialistas(ladrões). Pois tal tem dinheiro para gastar nas campanhas politicas e contam com a desinformação do eleitor. Contudo, se cria [cria-se] um âmbito questionável não só sobre os exercícios da democracia, como também quem melhor escolheremos para nos representar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem uma análise mais aprofundada acerca da questão da validade do voto nulo em si. Extrapole o óbvio, realize uma análise crítica e bem fundamentada da questão!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |