A sociedade atual vive em um plano de competição que afasta o ser humano, gradativamente, do pensamento coletivo. O voto é uma forma de melhorar o conjunto; conjunto que pode ser uma comunidade ou até uma nação .Mediante as poucas escolhas de representantes, que realmente visam o [ao] bem - estar de todos , torna-se plausível muitos optarem por votar nulo, porém , anular o voto é se anular [,] fortalecendo assim a corrupção.
Diante de constantes casos de corrupção como , atualmente, o caso Mensalão , que mostra de forma clara a representação da falta de respeito e dignidade , a sociedade se ver [vê] atordoada e acaba por procurar no voto nulo uma solução que não existe . Escolhas são importantes , mas, parece que quanto mais se pensa e se reflete [,] mais difícil se torna votar .O voto , arma do cidadão, parece que a cada 4 anos perder [perde] seu brilho e sua função. Assim , o voto nulo se torna uma opção mais fácil de se contentar .
Contudo, a sociedade , mesmo diante de tantas dificuldades, deve mostrar que existe e exercer seu direito e dever . Dessa forma , emergirá a mesma determinação dos nossos ancestrais que deram o seu sangue e muitas das vezes suas vidas passando por repressões do Estado , Ditaduras Militares e outros processos que visavam apagar o fogo da liberdade , afim [a fim ]de proporcionarem um futuro melhor e mais justo .
Portanto , votar é mostrar uma existência e identidade .A reflexão , mediante a escolha em quem votar, mostra a compreensão e respeito pelo semelhante [,] promovendo assim uma liberdade coletiva .
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível e consistente que extrapolasse o âmbito do senso comum. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |