Atualmente [,] a população tem o direito de escolher quem será eleito, e [eleito e] governará o seu povo. Porém, a politica [política] no Brasil está um caos, pois os politicos [políticos] eleitos não cumprem os seus deveres, nem fazem com que os direitos que a população possui sejam cumpridos, mas muitos deles fazem corrupção e desvio de verbas que deveriam ser usadas para melhorar o lugar em que vivem. O povo não sabe em quem confiar o seu voto. Não sabem se pode [podem] votar em certo candidato e se ele cumprirá o que foi prometido durante a eleição.
Diante disso tudo, muitos eleitores tem [têm] a alternativa de votar nulo, (quando inserimos um numero [número] que não corresponde a nenhuma das opções de voto). Muitos fazem assim, pois pensam que o seu voto não fara [fará] a diferença ou até mesmo para expressar o seu descontentamento com a politica [política] no Brasil.
Mas, será que o voto nulo funciona mesmo? Esse tipo de voto não é nem contabilizado. Porém, muitos acreditam que votar nulo é como desprezar a liberdade que temos, e que [,] no passado, muitos brasileiros lutaram anos e anos para consegui-la e hoje, que somos livres para demostrar nossas opiniões [,] não podemos desperdiça-la [desperdiçá-la]. Quando votamos, estamos escolhendo quem queremos para administrar nosso estado ou país.
Entretanto, há também pessoas que são a favor do voto nulo, pois acreditam que nenhum candidato seria honesto o suficiente para controlar a população, portanto o eleitor tem o direito de anular seu voto.
Enfim... Penso que o eleitor deve conhecer bem os candidatos a [à] eleição, e se realmente não houver nenhuma opão [opção], nenhum candidato digno, podemos pensar em anular o nosso voto.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém poderia ter realizado um melhor trabalho com a linha argumentativa. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um mais efetivo e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |