Já faz muito tempo desde que a sociedade brasileira conquistou um dos maiores direitos em relação aos rumos de sua Nação: o direito de votar para escolher seus representantes. Ainda que por muito tempo esse direito não abrangiu boa parte da população, ele vem se tornando cada vez mais acessível para os diferentes níveis sociais, eliminando antigas barreiras para a opinião pública. Além disso, o eleitor tem a opção de não votar em nenhum dos candidatos, ou seja, o voto nulo, mas quão efetiva é essa opção?
Por um lado, pode-se considerar que o voto nulo é simplesmente uma forma de não se envolver nas decisões políticas. Por outro, o indivíduo que vota nulo também não toma partido em algo de suma importância para sua vida, que influenciará no futuro tanto do país, quanto [país quanto] de seu estado e cidade. De uma forma ou outra, quem vota nulo acaba influenciando os resultados da eleição, mas nem sempre do modo desejado.
É claro que é direito do cidadão decidir se os candidatos merecem ou não seu voto, para assumir cargos com tal importância e para representar a população. Por isso, é necessário que as pessoas busquem conhecer as ações desse candidato no passado e seus projetos para o futuro, garantindo a veracidade de sua campanha. Dessa forma, o indivíduo estará contribuindo para uma melhor política no país e evitando a passividade do voto nulo.
Então, por que não contribuir para que o Brasil seja realmente "um país de todos", relevando a opinião de todos e elegendo o candidato mais qualificado? É direito, mas acima de tudo, dever de cada um votar na eleições, deixando de lado o anonimato do voto nulo e participando da constituição de uma sociedade mais justa através da política.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto desenvolveu-se de formar clara e precisa, além de ter feito considerações válidas em torno da questão. Porém, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de seu texto para extrapolar a linha do óbvio. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aguçar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |