Votar ou não votar? - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 04/10/2012

Status:

Corrigida
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Nós vivíamos em uma ditadura, com um governo opressor onde [em que] o povo não tinhao  [tinha o] direito nem de falar, e imagina votar! Hoje [,] todos temos o direito ao voto,podemosescolher [podemos escolher] o nosso representante, e também temos o direito de representar o nossopovo [nosso povo], isso é maravilhoso! Houve luta, o povo junto com políticos, intelectuais,artistase muitos jornalistas, se manifestaram [jornalistas manifestaram-se] e criaram o grande movimento Diretas Já.Tudocomeçou  na cidade de Abreu e Lima em Pernambuco no dia 31 de março 1983.O governo Militar era terrível! O povo não tinha vez nem voz, quem tentasse se oporera preso, torturado [,] exilado, ou morto. Era um inimigo público,o ultimo [último] presidente militardo Brasil foi João Batista Figueredo, seu lema era, eu [era: eu] prendo, eu mato e arrebento.Já pensou viver assim? onde [Onde] você não pode se expressar? E muito menos reclamar?As pessoas queriam mudanças já, e foram lutar pelo direito de votar no presidente doBrasil.Hoje [,] podemos votar, decidir, ajudar a eleger uma pessoa para nos representar e cuidarde nosso país, não entendo como uma pessoa têm [tem] esse poder nas mãos, e se abstrai.Como pode um cidadão se arruma [arrumar], sair de casa, enfrentar fila e depois anular seu votona urna. Isso é ante democrático [antidemocrático], temos que participar, afinal, é o nosso  futuro e de nossosdescendente que está em jogo, e não podemos deixar que decidam por nós.Assim [,] toda luta, todo empenho e todo sonho do movimento das Diretas Já.Terá [Já terão] sido em vão. O povo deve e têm [tem] que participar da construção do nossopaís, ele é nosso, se [está] ruim, só nós podemos muda-lo [mudá-lo], Juntos com união e força, poderemos construir um país mais justo e melhor. O Brasil é nosso e sócom a nossa união podemos transformar seu atual estado, em Ordem e Progresso.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista e não desenvolveu uma linha argumentativa consistente que extrapolasse o âmbito do senso comum. Evite o uso da primeira pessoa em textos dissertativos (em amarelo) e evite as marcas de oralidade (em azul). No mais, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente