É de conhecimento geral que a participação política é de vital importância para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, estamos vivenciando uma era de desinteresse político, que é negativo para o desenvolvimento nacional.
Muito se tem discutido, recentemente, acerca dos escândalos de corrupção envolvendo representantes políticos, ou seja, aqueles que escolhemos para lutarem por um Brasil melhor. É inadmissível que um cidadão haja de modo passível [passivo] perante tais acontecimentos, pois é essa descrença política que faz gerarem [gerar] cada vez mais jovens alienados e desmotivados a modificar o cenário político.
Além disso, a forma mais democrática que temos em nosso país é o voto, principal meio de interferir e reverter a situação caótica que estamos vivenciando, e o voto nulo se encontra antagônico a essa situação, atestando a passividade do cidadão em meio à [a] tantas problemáticas que atinge [atingem] o nosso panorama político.
Do mesmo modo, o voto em uma personalidade da mídia que não atende aos padrões políticos que o Brasil necessita é outra forma de protesto para muitos, porém, não deve ser praticada e devemos estar ativos e mais informados a respeito dos nossos futuros representantes políticos, para evitar escândalos prejudiciais para a civilização Brasileira.
Portanto, somos levados a acreditar que o voto nulo é uma forma válida de protesto, porém, em virtude dos argumentos mencionados, concluímos que essa não é a forma mais consciente de modificar o cenário desordenado da política Brasileira. É imprescindível que todos se conscientizem ao votar, e interferir através de propagandas nessa conscientização é uma interessante proposta que deve ser analisada a fim de evitar o caos político no nosso país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, melhor explore a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar suas ideias. Dessa forma, realize um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |